Participariam, oficialmente, da Loteria Timemania, todos os clubes constantes do ranqueamento nacional da CBF que estivessem inscritos nas primeiras divisões de todos os Estados brasileiros naquele determinado ano, independente de qual série viriam a pertencer, no nível nacional.
Essa lista seria atualizada no final de cada ano pela CBF com as novas pontuações do ano em curso, participando dos sorteios, na numeração das cartelas do próximo ano, os clubes classificados no ranqueamento até o 80º colocado. Essa escolha teria como base os clubes com melhor rendimento técnico aos longos de muitos anos, o que não impediria da escolha também poder ser feita pelo critério de popularidade dos clubes. Neste caso, os 80 clubes escolhidos poderiam advir da lista dos primeiros 80 clubes melhores escolhidos pelos torcedores na Timemania no decorrer do ano anterior. Qualquer um dos dois métodos de escolha faria justiça aos clubes, seja pelo critério técnico que se reflete no ranqueamento, seja pelo critério de popularidade e a força de cada torcida refletida nas apostas da Timemania.
Para escolha do clube do coração, entretanto, seriam considerados todos os clubes constantes do ranqueamento e participantes dos certames da primeira divisão de todos os Estados, para que os torcedores de todo o Brasil e de todas as cidades do país ali incluídas, pudessem escolher os clubes, verdadeiramente, do coração.
Os prêmios seriam pagos conforme o atual sistema, apenas considerando os oitenta clubes oficiais inscritos na Loteria, isto é, premiações entre os acertadores de 03, 04, 05, 06 e 07 números dos oitenta números incluídos.
Para o sorteio do clube do coração, entretanto, haveria um globo especial extra com as bolinhas de todos os clubes do ranqueamento credenciados, constando de cada uma das esferas, o emblema de cada clube, das quais, seria sorteada, uma e apenas uma bolinha por semana, cujos acertadores receberiam o prêmio de R$ 2,00 correspondente ao direito de jogar gratuitamente nas próximas semanas.
O montante total a ser distribuído a cada clube em determinada semana seria baseado no total de apostadores correspondentes aos clubes do coração, devendo a CEF anunciar nos meios de comunicação, a lista com os percentuais e números de apostadores que jogaram em cada clube. Com base nas quantidades divulgadas, multiplicar-se-ia o número de apostadores de cada clube do coração pelo preço oficial da cartela, assim obtendo-se a contribuição de cada torcida na arrecadação geral bruta da Loteria.
Do total bruto de contribuição de cada torcida, a Caixa Econômica Federal calcularia os seguintes percentuais como critério de depósito nas contas dos clubes credenciados:
Para o clube sorteado como clube do coração:
1% sobre a arrecadação bruta da semana como prêmio extra pela divulgação especial do seu escudo nos meios de comunicação. Durante o ano seriam sorteados, teoricamente, 52 clubes, podendo se repetir, eventualmente, alguns.
Exemplo: Arrecadação desta semana – 1.673.207 cartelas vendidas com uma arrecadação bruta de R$ 3.346.414,00. O clube do coração sorteado receberia o valor extra de R$ 33.464,14, o qual, seria somado a sua parcela na loteria.
Dos 99% disponíveis para o rateio entre todos os clubes participantes, cada clube credenciado receberia o seu percentual de participação dos seus torcedores, proporcional aos 22% previstos na distribuição, sendo a cota de cada clube dividida da seguinte forma:
17% na conta vinculada de cada clube, cujos valores seriam destinados exclusivamente ao pagamento das dívidas do clube com o Governo Federal.
5% creditados na conta bancária de livre movimentação de cada clube, para utilização a critério das necessidades de cada clube.
O objetivo dessas modificações nos critérios de distribuição de recursos, visaria incentivar os torcedores de todos os principais clubes de cada Estado brasileiro a jogarem na loteria e com esse ato ajudarem os seus respectivos clubes do coração a se desenvolverem e a pagarem as suas dívidas acumuladas.
No sentido de incentivar todos os clubes a apostarem em seus potenciais mercadológicos, cada clube seria autorizado a fazer campanhas promocionais com base nos seus recursos próprios, no sentido de incentivar os seus torcedores a cravarem nas cartelas lotéricas, o clube correspondente.
As campanhas promocionais poderiam incluir as seguintes sugestões, além de outras idealizadas pelos dirigentes de cada clube:
8.1. – A troca de um determinado número de cartelas jogadas por ingressos de seus jogos nos eventos do calendário da CBF, por cartelas de raspagem instantânea (Raspadinhas) promocionais, que ofereceriam brindes como camisas, bonés, chuteiras, etc., sendo que as instantâneas poderiam, ainda, propiciar o sorteio de ingressos indicados nas raspagens, prêmios em dinheiro e até prêmios especiais como automóveis, casas, passagens aéreas e outros bens duráveis etc. Tudo, com o intuito promocional de induzir os torcedores, fãs e adeptos a participarem da loteria nacional e comparecerem aos estádios ou acompanharem a campanha de seus clubes pela televisão. Os sorteios especiais poderiam ser feitos em Rede estadual ou nacional de Televisão que transmite cada evento a cada fim de semana, podendo, os sorteios promocionais serem vinculados aos resultados dos eventos e servirem de chamamento para os próximos sorteios e para a própria Timemania.
Exemplos - Sorteio de um carro, em cada jogo ou rodada dos certames estaduais, regionais, Copa do Brasil, Divisões do Campeonato Brasileiro e Copa Santander-Libertadores, no intervalo do jogo ou no final com transmissão ao vivo pela rede titular de cobertura. Patrocinadores especiais poderiam bancar a premiação para promover os seus produtos em rede.
Os prêmios oferecidos seriam compatíveis com as arrecadações comprovadas de cada clube e as promoções seriam registradas junto aos órgãos federais e estaduais competentes, conforme legislação em vigor.
Com todas essas inovações promocionais, acreditamos que haveria um significativo incremento no número de apostadores, com grande retorno econômico para todos os clubes brasileiros credenciados participantes.
Esse retorno em maior escala, propiciaria o pagamento das dívidas dos clubes para com os tributos federais, com maior rapidez, assim como, os clubes teriam uma contrapartida de 5% em conta de livre movimentação para cobrir as campanhas promocionais e saldar os seus compromissos normais ao longo do ano. A decisão de entrar nas campanhas promocionais ficaria a critério de cada clube.
Em função dos benefícios para todos os grandes clubes de massa de todos os Estados, certamente, os mesmos, se interessariam em promover a loteria e as suas promoções especiais através de placas publicitárias espalhadas pelos estádios e até em “outdoors” e pelos tradicionais canais de rádio- transmissão e órgãos da imprensa em geral.
A atual divisão dos recursos em termos de Séries do Campeonato Brasileiro com 65% para a Série A, 25% a série B e 10% para os demais participantes em número limitado, com os valores globais de cada série rateados em pé de igualdade, apenas se diferenciando os percentuais jogados pelos torcedores numa pequena parcela, não reflete a contribuição de cada clube e cada torcida na arrecadação geral.
Já a nova sistemática viria a premiar os clubes com maior número de adeptos e apostadores que contribuem para arrecadação do evento, premiando aqueles clubes mais populares em cada Estado, entretanto, não deixando de fora nenhum dos clubes estaduais incluídos na primeira divisão de cada unidade federativa.
Clubes, que contribuem com grande parcela na arrecadação poderiam, de forma conjuntural, serem rebaixados para as divisões inferiores dos certames de nível nacional, sem sofrer qualquer diminuição no número de torcedores e apostadores, permanecendo, independente dessa queda momentânea, como um grande clube de massa de seu Estado. Neste caso, a escolha de participação na loteria teria como base, a sua classificação nacional ou a sua popularidade entre os torcedores nacionais, que se refletem na sua contribuição para a arrecadação.
Exemplo: Em 2008, o Esporte Clube Corinthians Paulista foi rebaixado para a série B e não precisaria ser rebaixado também na sua participação na loteria, visto que, continuaria a ser o segundo clube que mais contribui com as arrecadações da Loteria, independente de qual série nacional esteja. Pela atual norma, de 65% para a Série e 25% para a série B, o Corinthians passará a receber 1/20 dos 25% da arrecadação destinada aos clubes, quando, de modo merecido, deveria ganhar na proporção de sua arrecadação no evento.
O cálculo dos valores depositados nas contas de cada clube passaria a ser feito com base no número de torcedores votantes no quesito clube do coração, ou seja:
Pegar-se-ia o número de apostadores votantes em cada clube, multiplicando-se o montante por R$ 2,00 para se obter a contribuição dos respectivos torcedores na arrecadação bruta. Do total bruto auferido por cada clube, 17% seria o montante a ser creditado na conta vinculada para dedução das dívidas com fisco federal e 5% para crédito na conta de livre movimentação de cada clube. Seria bom lembrar, que esses 22% seriam calculados sobre 99% da renda líquida destinada aos clubes, já que um ponto percentual do total seria creditado na conta do clube sorteado como clubes do coração.
Exemplo com base no número de torcedores que votaram no clube no segundo concurso da Timemania:
1º Colocado - Flamengo 404.008 x R$2,00 = R$ 808.016,00 brutos. 17% para crédito na conta vinculada destinada à liquidação das dívidas do clube com o fisco federal num total de R$ 137.362,72, enquanto os 5% correspondentes aos valores creditados na conta de livre movimentação seriam R$ 40.400,80. Total creditado ao clube na semana: R$ 177.763,52. Caso viesse a ser sorteado como clube do coração receberia mais 1% sobre o total geral bruto arrecadado no segundo concurso, ou seja, mais R$ 38.370,12.
40º Colocado – Joinville 24.022 x R$ 2,00 = R$ 48.044,00 brutos. 17% para crédito na conta vinculada destinada à liquidação das dívidas do clube com o fisco federal, num total de R$ R$ 8.167,48, enquanto, os 5% correspondentes aos valores creditados na conta de livre movimentação seriam R$ 2.402,20. Total creditado ao clube na semana: R$ 10.569.68. Caso viesse a ser sorteado como clube do coração receberia mais 1% sobre o total geral bruto arrecadado no segundo concurso, isto é, R$ 38.370,12.
Com os clubes liberados para fazerem as suas promoções proporcionais aos valores recebidos em conta de livre movimentação, ingressos de seus jogos, brindes, etc., esses valores globais poderiam crescer de forma acentuada, com todos os clubes e respectivos torcedores contribuindo de modo substancial sobre a arrecadação total da Timemania e, por conseguinte, também, incrementando a própria arrecadação do seu clube. Haveria, ainda, o fator psicológico de cada torcedor, o qual, estaria ciente, de que a sua aposta serviria tanto para concorrer a inúmeros prêmios da Timemania, quanto da promoção do seu clube do coração e ainda contribuindo para ajudar o clube no seu crescimento e desenvolvimento.
As sugestões estão dadas e esperamos que todos os clubes estaduais excluídos levem as reivindicações aos seus respectivos Presidentes de Federações Estaduais, com o apoio fundamental dos clubes incluídos, inclusive dos grandes clubes brasileiros.
Que meditem sobre as enormes vantagens para todos, a partir da nova sistemática.
Editado por Roberto C. Limeira de Castro* às 10:19
*O autor e titular do Blog foi o idealizador da Loteria Instantânea implantada pelos grandes clubes brasileiros no ano de 1992, que rendeu no seu conjunto cerca de R$ 74 milhões, em menos de ano. A referida loteria foi usurpada por uma das empresas fabricantes de cartelas instantâneas no decorrer das negociações, conforme podemos comprovar através de farta correspondência e documentos em nosso poder.
6 comentários:
Caro colega, quem aposta na timemania quer ajudar o seu clube. Aí reside então um grande erro da timemania, que recai sobre o time do coração. A única maneira de salvar essa loteria, é escolher semanalmente dois times do coração, e atribuir a cada um o valor das apostas semanais. Nada de devolução ao torcedor. O torcedor quer que o dinheiro vá diretamente para o clube. Essa é a melhor saída a curto prazo.
Meu Caro Jackson!
Concordo em parte com você.Os torcedores quando apostam, evidentemente, não apostam apenas para ajudar os seus clubes, mas, para ganharem os prêmios oferecidos pela Timemania.
Em segundo plano é que realizam o desejo de ajudarem os seus clubes, juntando o útil com o agradável.
Se você verificar o texto com atenção verá que propomos uma premiação de 1% da arrecadação líquida para ajudar o clube do coração vencedor, além, de 17% para pagar as dívidas e mais 5% para movimentação em conta de livre acesso.
A nossa discordância básica é que apenas alguns torcedores de clubes privilegiados possam votar nos seus clubes do coração.
Na nossa opinião, todos os torcedores de clubes da primeira divisão de todos os Estados deveriam poder votar e não apenas alguns.
A premissa básica é que por ser uma Loteria Federal, não é justo que os torcedores de centenas de clubes que não recebem nada apostem para pagar a dívida e para o progresso dos seus rivais.
Trata-se de um equívoco que precisa ser corrigido pelos dirigentes e parlamentares que representam os clubes injustiçados.
Se não for corrigida em tempo, a atual sistemática de distribuição de recursos beneficiará apenas 80 clubes que crescerão e levará os demais cerca de 170 clubes estaduais excluídos ao ostracismo e à bancarrota.
Se posivel entre em contato, preciso de alguns detalhes sobre sua loteria instantanea.
Um abraço.
Edson
Caro Edson Luis
Como faço para entrar em contato com você? Envie-me um e-mail para betoccastro@gmail.com que fornecerei maiores detalhes sobre a loteria instantânea.
Aguardo
Em tempo!
Caro Edson Luis
Peço desculpas pelo atraso em publicar e responder o seu comentário, pois estava com o PC em pane e no conserto.
Grato
Caro Edson Luis
Como faço para entrar em contato com você? Envie-me um e-mail para betoccastro@gmail.com que fornecerei maiores detalhes sobre a loteria instantânea.
Aguardo
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