segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Chega de tergiversações e rodeios inúteis e improdutivos.

Carajás mostra a Tapajós, Maranhão do Sul, Mato Grosso do Norte, Rio São Francisco, Gurgéia, Triângulo e Minas Norte como se cria uma nova Unidade Federativa Brasileira.

Mapa do Estado de Carajás - Fonte:http://www.estadodocarajás.com.br

Dispondo de um portal oficial e de eficientes equipes de articulação e divulgação na região e em Brasília, o futuro Estado de Carajás vem mobilizando toda a sua força organizacional em defesa do desejo do seu povo.

Ao longo dos últimos meses, organizou um grande seminário em Marabá, mobilizou centenas de vereadores para irem ao Congresso Nacional em Brasília, vem criando comitês municipais nas principais cidades a cada semana, os presidentes das Câmaras Municipais se reúnem e se articulam para formar o embrião da nova Assembléia Legislativa, disponibilizou advesivos automotivos e paineis urbanos (out-doors) para os líderes, militantes e adeptos da grande causa, a imprensa se mobiliza em toda a região com entrevistas, veiculação da campanha e uma vinheta belíssima, providenciou fichas de adesão ao plebiscito e lista de eleitores para entregar no Congresso Nacional e até uma bandeira não oficial foi criada para simbolizar o novo Estado.


Bandeira do Estado de Carajás - Fonte:http://blogdowaldyr.blogspot.com/

Enquanto isso, uma plêiade de conceituados, respeitados e atuantes Deputados Federais e Estaduais sob a batuta do Mestre Giovanni Queiroz e empresários de escol da região se mobilizam em palestras por todo o Estado do Pará em importantes e tradicionais instituições da sociedade civil como Sindicatos, Maçonaria, Igreja, Universidades, Clubes de Serviço etc.

Temos que ter em mente que a emancipação dos novos Estados Brasileiros que são de fundamental importância para o futuro das populações das Regiões, Norte, Nordeste, Centro-Oeste e até do Sudeste, não virão pelos nossos lindos olhos, mas, pela mobilização cotidiana e sem trégua da sociedade civil organizada.

A União Européia e os Estados Nações que a compões em número de vinte e sete, já estabeleceram e votaram no parlamento europeu o seu Plano de Ordenamento Territorial, o qual, vem sendo ratificado pelas Assembléias Republicanas de cada membro da União.

Esse tema da desconcentração econômica e populacional é de tal importância para o mundo, para o Brasil e para o futuro do planeta em relação ao aproveitamento auto-sustentável de suas riquezas naturais e do bem estar da população que não comporta quaisquer tipos de tergiversações, rodeios, evasivas, subterfúgios, conversas fiadas, blá, blá, blás, trapaças e desculpas esfarrapadas de concentradores fulheiros ou de seus porta vozes.

A defesa intransigente do bom uso dos recursos naturais e do seu aproveitamento racional, a atenuação da exclusão social e das disparidades regionais, as escolas, hospitais, estradas, a segurança, as universidades, os esportes, o turismo, as secretarias especializadas e o retorno dos impostos que pagamos, não caem do céu, nem dão em árvores, mas, são conquistados pela ação consciente de todos os cidadãos que acreditam na força da democracia e na sabedoria do povo organizado.

Veja abaixo, mais um exemplo da organização do futuro Estado de Carajás, cuja população sabe onde quer chegar.


Canaã dos Carajás cria comitê provisório em apoio ao novo estado


Val-André Mutran – Já está em plena atividade com o apoio do Comitê Estadual, Prefeitura e Câmara Municipal em parceria com a ACIACCA (Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Canaã dos Carajás), a Comissão Municipal Provisória de Canaã dos Carajás Pró-Criação do Estado do Carajás.

A reunião teve lugar na sede da Câmara Municipal e foi traçado um organograma de ações cuja principal estratégia será a coleta de assinaturas da população do município em apoio à campanha pela a emancipação do Estado do Carajás, projeto que propõe a criação de uma nova unidade federativa, reunindo os 39 municípios do sul e sudeste do atual território paraense.

Foi designado como Presidente da Comissão Provisória o empresário e radialista Antonio Luiz de Jesus Gomes, o Popular Jesus da Rádio Cidade, que fez a abertura dos trabalhos apresentando aos demais companheiros da comissão provisória um plano de trabalho aos empresários, políticos, presidentes de associações e líderes religiosos da região.

O secretário municipal de Meio Ambiente Joatan Torres Carvalho foi eleito Vice-Presidente da Comissão e abordou a importância da participação de todos nesse processo, chamando a atenção dos empresários da importância do empenho de cada um para que o processo avance em toda a região.

Agnaldo Pereira da Costa, Presidente da Associação Comercial abordou a necessidade do papel que cabe a cada um dos moradores do município, quer seja o homem da cidade ou homem do campo. “Todos têm que estar informados quais serão os benefícios com a criação do Carajás”, resumiu.

“Sabemos de nossas carências”, disse Dionísio José Coutinho dos Santos, secretário da Câmara Municipal, explicando as necessidades para a aplicação de políticas públicas, privadas e corporativas mais apropriadas à realidade de Canaã. “Nossa luta em prol da emancipação do novo estado, fará a diferença”, frisando ainda o abandono imposto por este e pelos governos anteriores com as regiões do sul e sudeste do Pará.

Na opinião do advogado João Ferreira da Silva “Mesmo sabendo que o governo se rebola para atender as necessidades da região, e não dão conta do recado, hoje o estado divide com o estado do Tocantins numa distância a mais 900 Km, como a cidade de Conceição do Araguaia, divide com o estado do Mato Groso com mais de 1.000 Km a cidade de Santana do Araguaia, sabemos que tudo isso contribui para a ausência do governo, tanto na área de Educação, Saúde, Segurança, Transporte e Habitação, mas se todos nós estivermos empenhados a vestir a camisa do novo estado, esse sim vai saber valorizar as nossas riquezas, tanto na agricultura, no setor mineral, valorizando a nossa imensa bacia leiteira que cresce a cada dia”. Ressaltando ainda que “esta responsabilidade e de todos e que cada um vista esta camisa que com certeza estará fazendo o diferencial para a criação de novo estado”.

Segundo Jesus da Rádio Cidade, desde o dia primeiro de setembro uma barraca foi instalada na Av. Weyne Cavalcante, Centro, com todas as informações precisas para a população da cidade e região sobre o projeto de criação do Estado do Carajás, e onde está concentrado a coleta de assinaturas no abaixo assinado que irá solicitar ao Senado e à Câmara Federal a aprovação dos projetos de decreto legislativo: PDS 52/2007 e PDC 159-B/1992, respectivamente, que autorizam a consulta plebiscitária sobre a criação de Estado de Carajás e que incorporará 39 municípios da região do Carajás.
Postado por Roberto C. Limeira de Castro às 15:20

Nenhum comentário: